terça-feira, 3 de abril de 2012

E se as nossas casas fossem de graça?

Boa noite, esta semana tive uma ideia que talvez até seja algo absurda mas que ao mesmo tempo seria interessante de  ver em prática. Primeiro quero esclarecer que seguindo o meu raciocínio nem todos nós teríamos uma casa oferecida.
 Como sabemos as dificuldades que grande parte dos portugueses tem em pagar os empréstimos das suas casas aos bancos são cada vez maiores. Então e se os bancos perdoassem as dividas do crédito habitação dessas pessoas?
 Pondo as coisas desta maneira, facilmente concluímos que tal situação seria impossível de existir. E então desistimos da minha utópica ideia e continuamos as nossas vidas. Mas o que eu proponho não se baseia em apenas perdoar dividas, perdoar, sim, mas se certas regras forem estabelecidas.
 Então e se a base do perdão de tais dividas (crédito habitação)  funcionasse da seguinte forma?

  • O crédito teve que ser feito no mínimo há 10 anos
  • Apenas os devedores teriam a sua divida perdoada
  • Algo que não se voltasse a repetir
Seria uma medida justa para todos? Talvez não, mas eu acredito, que seria um estimulo para a nossa economia. O poder de compra de muitos portugueses certamente aumentava e haveria mais pessoas a fugir do limiar da pobreza. Afinal de contas a banca nacional continua a receber milhares de milhões de euros que em nada são aplicados. Se estão salvaguardados, cabe aos bancos fazer algo mais da economia. Se até eu que nada percebo do assunto consigo fazer propostas, porque não fazem o mesmo os engravatados do parlamento ou os donos e senhores da banca? Afinal são eles os especialistas...