segunda-feira, 23 de abril de 2012


Esta semana venho dar a minha humilde opinião acerca do despejo que ocorreu a semana passada no bairro da Fontinha, onde um projecto que tentava integrar algumas pessoas e dar uma alternativa para passar o tempo a outras, incluindo crianças se instalou. So que estavam instalados no edifício de uma antiga escola primária, ocupando-a ilegalmente.
Enquandrando a história penso que há factos que não podem ser escamoteados: o projecto estava a ocupar um terreno que não era seu, de forma ilegal e foi aviso ccom bastante antecedência pela CMP de que não o poderiam fazer. O projecto tem qualidade e poitencial para se tornar uma obra de solidariedade e responsabilidade cívica sem paralelo.
Sendo assim, na minha opinião ambos os lados tiveram actos que podiam ser modificados para que tudo fosse levado a um bom porto (literalmente).
O projecto Es.Col.a nunca deveria ter ocupado um edifício que não lhe pertencia, ad inicium, mais uma vez como bons portugueses fizeram a asneira e foram vendo se não acontecia nada ou se davam a volta à situação. As coisas fazem-se ao contrario.
A CMP deveria tentar arranjar uma alternativa para apoiar um projecto que nunca lhes deu despesa, bem pelo contrário, contribuiu para um certo melhoramento de um bairro complicado da cidade.
Por fim, foi lamentável a atitude de atirar objectos que tinham sido colocados pelo projecto pelas janelas! Atitude escusada…

Para terminar deixo o link do projecto para quem quiser dar uma vista de olhos

Pedro von Hafe Leite