quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os particulares receberem o IVA de volta é bom para a economia?

Após a abordagem á justiça (ou mais precisamente à falta dela) gostaria agora de enveredar por um tema que actualmente faz mais sentido do que nunca – a economia.
25% da economia portuguesa é paralela. Um dos grandes factores que contribui para tal prende-se com o facto de as pessoas não pedirem recibo das compras que efectuam. Para que isso não ocorra, tem de haver pelo menos uma de duas condições i) consciência do nosso acto para o bem colectivo e/ou ii) o recibo servir para algum beneficio pessoal. Trabalhemos aqui na segunda premissa.
Se 2% do IVA pago fosse restituído todos teriam um forte incentivo para pedir recibos. Deste modo, aquilo que o estado “perdia” em 2% de IVA seria largamente compensado na redução dos 25% de economia paralela.
Uma possível maneira de implementar essa medida seria a criação um cartão com um chip electrónico (ou usado o do cartão do cidadão, se tecnicamente possível) No momento do pagamento das suas compras, o cidadão entregaria o cartão ao funcionário da loja, a qual teria uma máquina de leitura e registo, onde registaria automaticamente o tipo de mercadoria (não especificamente o quê) e o IVA pago. Aquando da entrega do IRS o chip seria lido e 2% de todo o IVA pago seria descontado.
Este sistema poderia ser implementado faseadamente. Primariamente (um ou dois anos) seria opcional apresentar o cartão no acto da compra, findo esse período passaria a ser obrigatório.
O que vai VOCÊ FAZER em relação a isso?