terça-feira, 24 de abril de 2012

Passados 38 anos o que mudou?

 Amanhã celebra-se o 25 de Abril, mas o que há realmente a celebrar? Não sou daquelas pessoas que diz que "no tempo do Salazar é que era!" (até porque nasci na década de 80) mas também não sou daquelas pessoas que cegamente ou cinicamente dá tanta importância ao 25 de Abril.
 Onde está o poder do povo? São 38 anos em que raramente um governo pede uma opinião do povo, e ainda pior, quando essa opinião é dada, de pouco ou nada serve.
 Democracia é sinónimo de corrupção? Se não é, porque é que há tantos governantes a sair impunes dos crimes que cometem? 
 O Estado (diga-se governantes) contrai a divida e o povo é responsabilizado? A mim é o que me parece, afinal de contas quem está a pagar a crise é o povo (desculpem ter referido o óbvio). 
 Toda a gente aponta os culpados mas ninguém os leva a tribunal porquê? O que é um Sócrates a mais do que comum "Cidadão"? O que é um Mário Soares afinal? Na minha opinião e desculpem os termos usados, é um burguês que vive às custas de quem nem dinheiro tem para comer.
 Com tantas provas contra si, em termos de corrupção, o nosso Presidente da República continua no cargo, como é que as pessoas podem deixar de falar nisto? Já nem digo tentar fazer alguma coisa legalmente, digo apenas falar.
 Em 38 anos o FMI vem em "nosso" "socorro" 3 vezes e mesmo assim elegem-se sempre os mesmos partidos e continuam-se a sustentar os culpados do passado, porquê? A "politica" não só aqui como em todo o mundo parece um desporto, em que os partidos são os clubes e os "políticos" os atletas e normalmente aqueles com mais adeptos são os "melhores".
 E agora pergunto, é isto que se festeja no dia 25?